Jul 27
2011
|
Em 2011, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgou alguns dados sobre a problemática das doenças transmitidas por alimentos (DTA) nos EUA. A cada ano, um em cada seis americanos fica doente através da ingestão de alimentos contaminados. Esse número representa, a cada ano, um total de 48 milhões de americanos doentes e 3000 mortos (CDC, 2011).
O CDC apontou também que nos últimos 15 anos as infecções causadas por E. coli O157 foram reduzidas a metade. Entretanto as infecções causadas por salmonela continuam crescendo, sendo hoje responsáveis por 365 milhões em despesas médicas.
No Brasil, o órgão responsável pela vigilância epidemiológica das DTA é a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). O último relatório da SVS (1999-2010) apontou a salmonela como o principal micro-organismo associado a surtos alimentares. Os alimentos mais envolvidos em surtos foram os alimentos com ovos crus ou mal cozidos na composição; seguido por alimentos mistos (lasanha, feijoada entre outros); carnes vermelhas; sobremesas; e grande parte ainda não foi identificada (ignorado).