Lembrar de Mim

BioSafe (Universidades)

Blog relacionado ao programa de palestras nas universidades da Biosafe
Categoria >> Artigos e Notícias
Fev 08
2013

Curso Segurança de Alimentos - Manipulação

Postado por biosafeadmin in Sem tags 

Jul 27
2011

Situação das doenças transmitidas por alimentos de origem bacteriana (Salmonela e E.coli)

Postado por biosafeadmin in vigilância sanitária , svs , salmonela , ovos , ingestão de alimentos contaminado , infecções , e.coli , dta , despesas , cdc , 48 milhões

Em 2011, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgou alguns dados sobre a problemática das doenças transmitidas por alimentos (DTA) nos EUA. A cada ano, um em cada seis americanos fica doente através da ingestão de alimentos contaminados. Esse número representa, a cada ano, um total de 48 milhões de americanos doentes e 3000 mortos (CDC, 2011).
O CDC apontou também que nos últimos 15 anos as infecções causadas por E. coli O157 foram reduzidas a metade. Entretanto as infecções causadas por salmonela continuam crescendo, sendo hoje responsáveis por 365 milhões em despesas médicas.

alt
No Brasil, o órgão responsável pela vigilância epidemiológica das DTA é a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). O último relatório da SVS  (1999-2010)  apontou a salmonela como o principal micro-organismo associado a surtos alimentares.  Os alimentos mais envolvidos em surtos foram os alimentos com ovos crus ou mal cozidos na composição; seguido por alimentos mistos (lasanha, feijoada entre outros); carnes vermelhas; sobremesas; e grande parte ainda não foi identificada (ignorado).

<


Jun 20
2011

Atualizações sobre o Surto de E. coli O104:H4 na Europa

Postado por biosafeadmin in Sem tags 

Mais uma pessoa morreu e 96 ficaram doentes, sendo que 12 com SHU desde sexta-feira no surto envolvendo a E. coli O104:H4 na Europa.
As autoridades alemãs encontraram a bactéria Escherichia coli O104:H4 em um rio que era usado para a irrigação de hortaliças em uma fazenda no nordeste da cidade de Frankfurt. As amostras foram coletadas próximas a uma planta de tratamento de esgoto. Provavelmente, a água estava contaminada com fezes humanas contendo a bactéria. As autoridades acreditam que não há riscos de contaminação da água de abastecimento da cidade.

Jun 19
2011

Surto de Escherichia coli Enterohemorrágica (EHEC) na Europa

Postado por biosafeadmin in escherichia coli

A Escherichia coli é uma espécie de bactéria encontrada comumente no intestino de humanos e animais de sangue quente, sendo que a maioria das cepas desta espécie é inofensiva. A cepa desta espécie que está sendo implicada neste surto de imensas proporções (39 mortos, 3507 doentes, 837 com SHU até 17 de junho de 2011) possui genes dos tipos (patotipos) Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) e Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC), que é produtora de toxinas shiga ou verotoxinas. A EAEC é um tipo de Escherichia coli mais encontrado em seres humanos, enquanto a EHEC é mais encontrada em ruminantes, mais especificamente em bovinos. Esta cepa, que é um híbrido dos dois patotipos, parece ter mais genes da EAEC (93% de similaridade) de origem humana.

Jun 15
2011

DETERMINATION OF TOTAL AND FECAL COLIFORM AND Salmonella spp. MUSSELS AQUACULTURE

Postado por biosafeadmin in World Aquaculture Society , was , salmonella , COLIFORM , AQUACULTURE

A equipe BIOSAFE está postando um trabalho, apresentado no World Aquaculture Society (WAS, 2011), por Flávia Calixto e colaboradores, que versa sobre DETERMINATION OF TOTAL AND FECAL COLIFORM AND Salmonella spp. MUSSELS AQUACULTURE IN Baía de Ilha Grande, RIO DE JANEIRO, BRAZIL. O WAS é uma organização internacional sem fins lucrativos com mais de 3000 membros de aproximadamente 100 países. Faça o download do artigo clicando aqui

Jun 08
2011

International Association for Food Protection (IAFP)

Postado por biosafeadmin in Sem tags 

A BioSafe vem orgulhosamente anunciar que, a partir de hoje, passou a ser um dos Sustaining Members da International Association for Food Protection (IAFP). A IAFP é uma organização comprometida com o avanço da segurança de alimentos em nível mundial, detalhe, esta completando 100 anos este ano!
 

Mai 25
2011

Biosafe apoia as Universidades

Postado por biosafeadmin in universidades , quiz , patrocínio , mini-curso , eventos , estagiário , apoio

Mantemos um relacionamento estreito com as instituições de ensino (universidades), principalmente através do auxílio a eventos acadêmicos, que muitas vezes são organizados pelos alunos. Acreditamos que esse relacionamento complementa a vida acadêmica do aluno, uma vez que ele pode conhecer e ter contato direto com a atividade prática da sua profissão.

Se você quer a Biosafe na sua universidade, participando de algum evento ou ministrando palestras e mini-cursos, entre em contato conosco.

Mai 18
2011

Dicas para uma alimentação segura

Postado por biosafeadmin in unhas , transporte , roupas limpas , refeição , compras , casa , armazenando

O preparo de uma refeição requer um planejamento cuidadoso, que se inicia desde a compra, passando pelo transporte, armazenamento, preparo até o consumo dos alimentos. Resolvemos postar algumas dicas para diminuir o risco da contaminação dos alimentos e que irão influenciar positivamente na sua saúde e da sua família.

Mar 17
2011

Aspectos bacteriológicos da carne de siri comercializado pela Apescasiriluz, São Gonçalo, Rio de Janeiro

Postado por biosafeadmin in são gonçalo , carne de siri , bacteriológicos , bacteriologia

A equipe BIOSAFE está postando um trabalho, apresentado no Congresso de Higienistas de Alimentos (2009), por Luciana S. Rocha e colaboradores, que versa sobre ASPECTOS BACTERIOLÓGICOS DA CARNE DE SIRI, Callinectes danae (SMITH, 1869) (CRUSTACEA: MALACOSTRACA), COMERCIALIZADO PELA APESCASIRILUZ, SÃO GONÇALO, RIO DE JANEIRO, BRASIL.

Faça o download do artigo clicando no link abaixo: http://www.4shared.com/document/HrOgOQnI/ASPECTOS_BACTERIOLGICOS_DA_CAR.html

Mar 16
2011

Produtos importados do Japão: e a radiação?

Postado por in radionuclídeos , radiação , japão , inspeção , alimentos

A questão da segurança de alimentos vai ficar mais e mais grave no Japão. A Tailândia está fazendo um trabalho específico em relação à comida importada do Japão. Comidas congeladas, principalmente peixes estão passando por uma inspeção para detecção de radiação. O material está sendo examinado no primeiramente no aeroporto e amostras são coletadas para mais exames laboratoriais. Vale salientar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje, (16/03/2011) que não há indícios de que a radiação tenha se espalhado para fora do Japão. Mas, além da segurança dos alimentos, existe, dentro do Japão, a questão da segurança alimentar. O desabastecimento é hoje um problema sério e que está se complicando. A segurança alimentar (em inglês: food security) envolve a questão de garantir o acesso da população a comida de boa qualidade nutricional, em quantidades adequadas, em tempo hábil e com segurança dos alimentos (em inglês: food safety).

<< Início < Anterior 1 2 3 Next > Fim >>

Categorias

Arquivo

Tags

1 12ª SEMEQ 2 200 tipos de doenças 3 4 5 2012 48 milhões 500 milhões de ovos abpvs abril agrotóxicos alemanha alerj alimentos AMIL anvisa apoio AQUACULTURE armazenando atum açougue açúcares bacteriologia bacteriológicos bahia barack bares bioacumulação biomagnificação Biólogos boas práticas bpf brasileiro cadeia alimentar carne carne clandestina carne de siri cartilha casa CBMVHA cdc cefet centenário Centers for Disease Control and Prevention cinco chaves COLIFORM colégio brasileiro de médicos veterinários comer na web comer naweb comerciante compras condições consumidor consumidores contaminantes químicos controle coral coral biosafe cozinhas culturas agrícolas curso curso para responsáveis curso para responsáveis por serviços de alimentaçã cursos cursos alimentos Cynthia A. Rubião câmara dos deputados câmaras de armazenamento código de defesa do consumidor código nacional desenvolvimento sustentável despesas doenças crônicas doenças transmitidas por alimentos dta dta no brasil e.coli ebram elevados índices empresas empresas alimentícias encontro encontro internacional engenharia de alimentos escarnadeiras escherichia coli escola politécnica estagiário estatística dta estágio eventos fda fiscalização fispal flores food and drug administrtion food service fortaleza frutas fórum gastronomia gorduras graduanda gripe aviária grávidas higiene higienistas higienistas de alimentos hortaliças hospitalar hotéis ifrj infecções ingestão de alimentos contaminado inocuidade de alimentos inspeção japão jornada de iniciação kits legislação lei lei da segurança de alimentos lei municipal lei segurança alimentar lei segurança de alimentos local de produção luciana Luiz Rubião maestro malacologia mar hotel maracanã matadouro mercúrio mesas redondas mexilhão microbiologia mini-curso minimamente processado myblog nacional Nodipecten nodosus noel rosa normas sanitárias novas doenças nutricionista nutrição obama oms organismos aquáticos orgânico Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro osrj ostras ovos papel do responsável patrocínio patógenos PERGUNTAS pescado pesticidas peter rembischevski portal meu nutricionista prevenção proaquas processamento produtos químicos programação qualidade quiz química radiação radionuclídeos rdc 24/2010 recall recebimento e armazenamento recife refeição responsabilidade responsável técnico resposnável técnico restaurantes restaurantes cursos resíduos revista revista higiene alimentar roupas limpas Rubião rural sal salmonela salmonella Salvador – BA saúde pública segurança alimentar segurança de alimentos semana semana da engenharia química semáforo seqep serviço de alimentação serviço de inspeção serviços de alimentação sif simpósio Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos sintomas super rio expofood supermercado supermercados svs são gonçalo sódio tecnologia de alimentos tecnologia pós-colheita transporte treinamento UFRRJ unhas universidades uso de nanopartículas em alimentos vencedora do quiz veterinária vieira vigilância epidemiológica vigilância sanitária visitar visitar cozinhas vitao was World Aquaculture Society água contaminada área de alimentos

Comentários